11/09/2009

A lua pra coroar!


>> Uma amante da lua e do idioma espanhol, não poderia deixar essa tirinha de fora do Tocou!

Tradução?! Então tá:
_Pare um pouco mais a essquerda. Um pouco mais.
_Agora um pouco mais a direita.
_Perfeito!
_Agora a lua é a sua coroa!
Quer ver mais tirinhas do Lieners?! Aqui.

Fico por aqui, ótimo fim de semana e desculpem pela ausência inoportuna, até das repostas... ando correndo... quem sabe viro maratonista!! ;) Besos!
Restante do texto que só aparece depois de clicar em “Leia mais!”.

06/09/2009

Qual o novo sabor da infância?!


Dia de domingo todos já sabem... = Nada presta na tv!
Mas será?!
Não usando atualmente a Tv a cabo, recorro nesses momentos a um velho truque:
TV Cultura! E o nome não falha ao proposto... salvo seja o domingo televisivo!!
Assistindo um dos conteúdos infantis, acabei me recordando sobre os valores e diferenças da minha infância (anos 80 e 90) pra infância dos anos 2000. Quais os toques que podemos fazer?!


Os desenhos e programas de TV dos anos 2000 são claramente muito distintos dos antigos, salvo as exceções, a maioria dos desenhos se transformou em uma perspectiva apenas de ação, violência e luta dos super heróis. A doçura e inocência da criança, o incentivo a literatura e o despertar da imaginação criativa é obra rara nos desenhos e jogos dessa nova infância.

Não com o intuito de elogiar apenas uma emissora, mas pelo comprometimento do conteúdo cultural e realmente com enfoque infantil, (fora o ótimo conteúdo para adultos) parabenizo e recomendo a TV Cultura, que muitas vezes acaba sendo esquecida pelos telespectadores mirins, inclusive por falta de incentivo dos pais.

Já descrevi aqui em outro post o meu despertar pela literatura causado pelas revistas em quadrinhos, principalmente da turma da Mônica. Adorava os romances infantis que geralmente com o toque de fábula transmitia ensinamentos, e viajava na minha imaginação. Uma das minhas brincadeiras preferidas era catar conchas do mar nos passeios à praia e depois pintando-as com canetinhas hidrográficas brincava com meus primos construindo historinhas que nós criávamos. Assistir ao Castelo Rá-tim-bum e imaginar aquele mundo de fantasias... Andar de bicicleta, esconde-esconde, colecionar papéis de carta, jogos de video game na maioria com corridas e aventuras sem violência...

Ainda não tive filhos, mas ao observar meus primos menores e atualmente as brincadeiras também dos meus alunos, percebo uma infância de magia diminuída... Eles passam a buscar o divertimento no computador, jogos do famoso 'playstation' na maioria das ofertas contém violência em um tom natural, a leitura é algo que muitas vezes só chega através da escola, desenhos animados como Naruto são a grande pedida. As músicas infantis quase não existem e a garotada já sabe de cor e ficam instigadas pelas músicas de sentido duplo e conotação sexual. Gente, não sou careta, mas porque nossas meninas querem ser adolescentes e adultas cada vez mais cedo?!As menores começam a ouvir música no estilo Kelly Key,"não quero mais brincar de adoleta" e muitas chegam a adolescência com filhos nos braços aos 14 anos...

Que saudade da ingenuidade da "velha infância"...
Aos futuros e atuais pais da geração 2000... Acho que há sempre a chance de resgatarmos o inocente sabor da infância!

Fiquem com um pouco desse gostinho bom!