01/08/2010

As mensagens dela


- híbridos eles se procuravam, mal disfarçando a gravidade. Uma vez ou outra, ele ainda sentia aquela incrédula aceitação da coincidência: ele, tão original, ter encontrado alguém que falava a sua língua! Aos poucos compactuaram. Bastava ela dizer, como numa senha, "passei ontem uma tarde ruim", e ele sabia com austeridade que ela sofria como ele sofria.

[...]

E, por não serem mesquinhos, passavam por cima do fato de terem muita facilidade para mentir - como se o que realmente importasse fosse apenas a sinceridade da imaginação.

[...]

O fato é que, tendo uma vez se encontrado na parte secreta deles mesmos, resultara na tentação e na esperança de um dia chegar ao máximo. Que máximo?

[...]

Um pedia muito do outro, mas é que ambos tinham a mesma carência, e jamais procurariam um par mais velho que lhes ensinasse, por que não eram doidos de se entregarem sem mais nem menos ao mundo feito.

[...]

Mas ambos haviam nascido com a palavra poesia já publicada com o maior despudor nos suplementos de domingo dos jornais. Poesia era a palavra dos mais velhos. E a desconfiança de ambos era enorme, como de bichos. Em quem o instinto avisa: que um dia serão caçados. Eles já tinham sido por demais enganados para poderem agora acreditar.

[Retirei acima meus trechos preferidos do conto "A mensagem" da única Clarice Lispector, que a cada vez leio em uma diferente emoção, neste quase um filme conhecido... O conto inteiro é incrível, recomendo a obra inteira, sempre. ]

Outro mundo


                                 Mundo

"E eis que naquele dia a folhinha marcava uma data em
                                         [caracteres desconhecidos,
Uma data ilegível e maravilhosa.
Quem viria bater à minha porta?
Ai, agora era um outro dançar, outros os sonhos
                                                             [e incertezas,
Outro amar sob estranhos zodíacos...
Outro...
E o terror de construir mitologias novas!"
[Mario Quintana]

- O terror e o encanto de desbravar novos mistérios, não é mestre?
Nâo por acaso, este mundo me toca as pontas dos dedos, só podia ser o Quintana, fica seu toque registrado...