Quem não conhece a frase “isso me toca profundamente...”? Ou tantas formas de dizer algo que realmente emociona vc?! Pra falar do que toca ao coração ou n’alma o blog Tocou! Tem criado vários diálogos sobre diversos assuntos que tocam nossos sentimentos... Pode ser um filme, um livro, um comercial, uma cena da vida real... enfim, O que te toca?!
Acreditando que a melhor parte desse mundo blogueiro seja a troca de ideias e informações entre os participantes, o Tocou! Criou um selo para interagir e dizer a outros blogs como o seu: Esse blog é ‘tocante’! ;)
Regras: 1 - exibir a imagem do selo “Tocou!” que você recebeu; 2 - postar o link do blog que te indicou; 3 - indicar 5 blogs de sua preferência; 4 - avisá-los da indicação; 5 - dialogar sobre ‘o que te toca’ em algum post do www.tocou.blogspot.com (pode ser esse!) 6 - citar 5 ‘coisas’ que mais te toca o coração!
Costumo dizer que despertar o gosto da leitura nas crianças é fundamental para que no futuro possam desenvolver o raciocínio crítico e uma boa comunicação... Claro que não precisa forçar a leitura com livros complexos, mas das fábulas aos quadrinhos já vão acostumando e despertando o gosto pelas palavras. Esse é o depoimento de uma menina que lia gibis toda semana...rs, hoje devo meus trabalhos e gosto literário (que levei até a profissão) pelas historinhas da turma da Mônica ou livros de fábula que lia quando criança. E quem disse que até hoje essa leitura não tocaao coração?!
Minha dica agora para vocês será essa historinha que mistura algo que gosto de demonstrar sempre, carinho e afeto aos que amo, como aos amigos que conquistamos pelo caminho.
Hoje lembrei de outro filme que assisti, que infelizmente (acredito por ser uma produção irlandesa) também não é muito conhecido e isso faz ainda maior minha necessidade de citá-lo com urgência, para aqueles que gostam de filmes que tocam na alma:
"Terra de sonhos - In America."
Acho muito difícil alguém assistir esse filme e não tocar profundamente a alma!
In America trata de um casal jovem irlandês que após a perda de um dos seus filhos, vão com as outras duas filhas para os EUA em busca do famoso sonho americano.
No desenrolar do filme vamos tendo várias lições de vida, costuradas de uma forma incrível, e o que mais chama a atenção são as crianças do filme, que mesclam uma personalidade forte e doce
Mensagens como: Seguir em frente após uma grande perda/Luta pela sobrevivência/Rótulos e preconceitos do que desconhecemos/Crianças que superam ás vezes uma maturidade adulta/Espenrança - E muito mais, você poderá encontrar nesse filme que verdadeiramente toca a alma!
Premiações - Recebeu 3 indicações ao Oscar, nas seguintes categorias: Melhor Atriz (Samantha Morton), Melhor Ator Coadjuvante (Djimon Hounson) e Melhor Roteiro Original.
- Recebeu 2 indicações ao Globo de Ouro, nas seguintes categorias: Melhor Roteiro e Melhor Canção Original ("Time Enough for Tears").
- Ganhou 2 prêmios no Independent Spirit Awards, nas seguintes categorias: Melhor Ator Coadjuvante (Djimon Hounson) e Melhor Fotografia. Recebeu ainda outras 4 indicações, nas seguintes categorias: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Atriz (Samantha Morton) e Melhor Atriz Coadjuvante (Sarah Bolger).
Curiosidades: - O diretor Jim Sheridan escreveu o roteiro de Terra de Sonhosao lado de suas filhas Naomi e Kirsten.
- Jim Sheridan declarou que o personagem Frankie, o filho morto, foi baseado em seu irmão na vida real, que possui o mesmo nome. Procurei muito o trailler do filme legendado, mas não encontrei, só para vocês terem uma idéia da beleza desse filme, segue um trecho original e abaixo local onde poderá baixar!
Já conhece?!Me conta, Tocou no coração?! E você que ainda não assistiu... diz aí... arrisca a dica pra tocar o coração?! ;) * IN AMERICA - TERRA DE SONHOS * Esse filme... Tocou!
Hoje de repente um simples 'logo' levou-me a uma nostálgica recordação... Então lembrei depois de um propaganda que indo além da publicidade que tocou meu coração... (foi o 'Gestos de amor') Muitos usam da criatividade ao serviço também de causas sociais para nos alertar e nos tocam ao coração.
Selecionei então aqui alguns dos comerciais que assisti e tocaram na alma, fazem refletir... ainda que alguns possam ter o toque comercial, a mensagem deles fizeram totalmente o diferencial.
Parabéns á publicidade criativa e com um toque a mais de emoção!
Alguns vocês já devem conhecer, mas eu mesmo gostei de revê-los... assistam e vamos trocar as emoções... tocou você?!
Uma nova chance?
Determinação - ir em frente...
Gestos de amor...
O tempo em que disperdiçamos em não demonstrar o amor?!
Amor de filho!
O amor por Fernanda Young - (assino embaixo)
Nossos cotidianos despercebidos - Texto da Lya Luft
Conjunto perfeito! Mensagem, música e imagens...
E agora só pra terminar com riso... O primo do menino do brócolis! rs ;)
Geralmente não gosto daquelas perguntas que sugerem apenas uma citação de filme, música, cor, comida ou o que quer que seja, geralmente tenho um gosto tão variado que me incomodo em citações que me faça esquecer algo que me toque com a mesma intensidade, não gosto de ser enfiel ao que me toca... rsrs Bom,espero ainda falar de vários... este agora não vou nomear como o melhor, mas não apenas por ser amante da cultura hispânica este ganha o mérito como primeiro filme que vem ao meu pensamento sobre 'tocar a alma'- é o premiado "Todo sobre mi madre".
O filme foi lançado em 1999, lembro do lançamento na época, mas meu primeiro contato com a obra foi na universidade, no ínicio do meu curso de Letras Español. Fizemos um trabalho de pesquisa sobre a vida e obra de Pedro Almodóvar e como resultado realmente fui tocada na alma.
Sei que muitos não conhecem ainda essa obra, apesar de várias indicações e prêmios concedidos, então não podia deixar de incentiva-los a conhecer essa obra que pude tocar a alma ao assistir e até ao interpretar - se até eu pude fazer alguns alunos e professores levarem lágrimas aos olhos interpretando trechos desse filme, imagina se ele não é tocante?! ;)
Todo sobre mi madre vai tratar de uma mãe solteira que perde seu filho e como se realizasse o antigo desejo dele, segue em busca do seu pai que sequer sabia de sua existência. Nesse caminho, o filme revela vários personagens e seus dramas íntimos - descritos de uma forma única e característica de Almodóvar que vai costurando cada drama pessoal numa forma mágica de nos prender a uma história, distanciando seu filme em ser considerado apenas um rotulado melodrama.
Explicar esse filme é reduzi-lo a um sentido pequeno que ele não possui, como também não sou crítica de cinema a dica é que possam fazer sua própria crítica ao ver 'esa gran película'!
Então, façam suas críticas... como opção deixo aqui o link da filmografia de Almodóvar, basta clicar no nome do fime e depois me contar... Tocou seu coração?! Eu fui tocada! ;)
Ps: Se ainda não conhece você vai perceber as características das famosas 'cores de Almodóvar' dando um chamre especial no filme... rs
"Escrevo porque encontro nisso um prazer que não consigo traduzir. Não sou pretensiosa.Escrevopara mim, para que eu sinta a minha alma falando e cantando, às vezes chorando..."
"Eu só escrevo quando eu quero, eu sou uma amadora e faço questão de continuar a ser amadora. Profissional é aquele que tem uma obrigação consigo mesmo de escrever, ou então em relação ao outro. Agora, eu faço questão de não ser profissional, para manter minha liberdade".
"Eu escrevo sem esperança de que o que eu escrevo altere qualquer coisa. Não altera em nada... Porque no fundo a gente não está querendo alterar as coisas.A gente está querendo desabrochar de um modo ou de outro..."
CLARICE LISPECTOR
Preciso falar muito depois de citações de Clarice?! O dia em que encontrei as palavras dessa encantadora de almas, me senti por diversas vezes traduzida... Desta citação por exemplo - gosto de escrever, gosto poque me faz bem, escrevo quando o coração está abarrotado do que gostaria de falar, e conto nas linhas minhas sensações... não busco nos meus versos as palavras mais difíceis do aurélio, meu desejo é a expressão... Gosto quando alguém se identifica com um poema meu, ou quando ganho um elogio, quem não gostaria? Mas no momento em que escrevo... estou sozinha com aquela sensação, que tem vontade própria, quer ser escrita, ainda que não compreendida ou tão valorizada... [confira minhas sensações nesse poemaaqui]
Clarice Lispector - com certeza ela me toca o coração!
"Quem se atreve a definir esta mulher? Enigmática, para Antônio Callado. Um mistério, para Carlos Drummond de Andrade. Insolúvel, para o jornalista Paulo Francis. Ela não fazia literatura, mas bruxaria, disse Otto Lara Resende. Investigada por pesquisadores apaixonados no mundo todo, Clarice é uma das mais cultuadas escritoras brasileiras. Para muitos, das mais importantes do século 20, no mundo."
Acho que hoje é difícil alguém ainda não conhecer o som de Corinne Bailey Rae não é?! Que bom!Música de muita qualidade, daquelas que mesclam letra perfeita com melodia incrível. Ela parece um anjo cantando... (me ligo muito na letra das músicas, embora qdo é em inglês a melodia chega primeiro...rs) Não consigo ouvir músicas assim sem viajar... vastos pensamentos!
A inglesa Corinne, formada em Letras (colega!) apesar do contato com a música numa banda indie que formou na adolescência, descobriu o verdadeiro encanto da música quando trabalhaou na chapelaria de um clube de jazz localAli, nos dias de menor movimento, subia ao palco para cantar, acompanhada pela banda do clube. Foi lá que descobriu um tipo diferente de música, que a levou a uma outra direção: "Eu ficava ouvindo jazz e soul e descobri que adorava música também."
10 anos após começar a tocar com os músicos do clube, Corinne foi descoberta e "Like a Star" foi seu primeiro single divulgado. O retorno não poderia ser melhor. O sucesso da música lhe concedeu o prêmio "Som de 2006" da BBC, muitas capas de revista e diversas entrevistas em programas de rádio.
Segue então minha dica Corinne Bailey - e minhas mais pedidas são:Breathless/ Like a Star / Put Your Records On.
Após ter o "Rayos de Luna", onde escrevo apenas os meus textos, pensamentos, etc... Mas sendo tão amante das artes, sobretudo a literatura e a música, pensei em abrir aqui um cantinho pra poder colocar os textos, músicas, imagens de outros autores e que me tocavam a alma... assim poderia criar um arquivo pra guardar as jóias favoritas. Dessa idéia, como gosto muito de comunicação, resolvi então mesclar tudo isso que nos 'toca' e criar um diálogo e troca de idéias aqui, acerca de um tema que pode ser bem variado, e porque não aderir as suas sugestões?! Sejam bem vindos, vamos conversar aqui tudo aquilo sentimos profundamente tocar nossos corações! Espero que sejam tocados!
P.s: Justificando 'o toque', fui buscar o significado literal no dicionário e fiquei mais surpresa, pois este verbete em nossa língua portuguesa (e abrasileirada) possui 53 significados, distintos e alguns bem semelhantes... Adorei! rs, viva a diversidade da nossa língua e de sentidos, melhor pedida não poderia para os multifacetados pensamentos da 'moça' aqui... rs ;)