22/02/2010

Per-dôa o que doer?


"E assim, aos poucos, ela se esquece dos socos, pontapés, golpes baixos que a vida lhe deu, lhe dará. A moça - que não era Capitu, mas também tem olhos de ressaca - levanta e segue em frente. Não por ser forte, e sim pelo contrário... por saber que é fraca o bastante para não conseguir ter ódio no seu coração, na sua alma, na sua essência. E ama, sabendo que vai chorar muitas vezes ainda. Afinal, foi chorando que ela, você e todos os outros, vieram ao mundo."
[Caio F.]

Esses versos traduzem uma certa essência teimosa daquela que toca por aqui... O perdão me chega como parte já embutida, mas não é algo que se faz em uma palavra e decisão... é atitude que se faz diariamente, e ao perdão é necessário também ser conquistado, ainda que ele me venha sem arrancar pedaços.

Por muitas vezes fui considerada tola, por ter um coração que perdoa fácil, que não cultiva rancores como capim, mas este foi o coração que me deram e sabe o que percebo? Pode não melhorar quem o recebe, mas florece um bem enorme em mim!
Perdoar não é falta de mágoa... esta é dor inevitável ao menos aos primeiros dias...
Perdão não é apenas uma palavra após pedido de desculpas, são doses homeopáticas e conquistadas dia a dia.
Perdoar não é apagar, é a esperança que Deus pôe em que o bem deve prevalecer, é dar a outra face, fortalecida por dentro, e embora prudente, acreditar em alguma essência daquele que te fere.
Perdoar, às vezes é fazer remendos, outras é arrancar a folha do livro deixando as marcas, por vezes pode ser um livro novo!


by Raiana, que mesmo com o coração pesado, toca em frente em seu voo de asa-delta... 



2 comentários:

  1. "Pode não melhorar quem o recebe, mas florece um bem enorme em mim!" É por isso, Raiana, que o ato de perdoar é algo digno para pessoas especiais. E você é uma pessoa especial por ter o coração assim.

    Mais difícil é perdoar a si próprio do que aos outros. Eu mesmo tive uma experiência recente ruim, mas o que posso fazer além de ressuscitar novamente? E é assim, vamos morrendo e ressuscitando, o mundo às vezes parece tão grosseiro - ou nós parecemos estar no contra fluxo, na verdade - que nem é possível imaginar que há coisa boas quando passamos por isso.

    Mas há. Às vezes uma decepção é tão-somente uma nova oportunidade para recomeçar, para reescrever seu livro.

    E você, como excelente escritora que é, vai fazê-lo da melhor forma possível, do jeito que é: especial!

    Bj e te cuida! :)

    ResponderExcluir
  2. Oi... pois é, texto lindo. Sou como tu, coração mole, perdoa fácil. Mas tenho um grande defeito, fico esperando o mesmo dos outros... o que raramente acontece.

    Estou passando por uma situação muito complicada, errei, me arrependi, perdi perdão do fundo da alma, mas não recebi nada em troca além de indiferença. Sofro muito.

    Às vezes queria que pessoas como tu, conversassem com todas as pessoas que guardam mágoas e não são capazes de perdoar. :(

    Que amor era esse? :(

    Um beijo,

    ResponderExcluir

¡Gracias por tu visita! Sua opinião é sempre bem vinda, espero que seja "tocado"! ;)

Ps: aviso aos preguiçosos... não sou 'tocada' por 'miguxices e propagandas sem a troca de opinião' = "parabéns, passa no meu agora". Se não leu não adianta comentar... Vc é a sua própria vitrine.