Hoje quero falar de algo que me toca profundamente, mas desta vez não será aquele toque de felicidade, mas momentos que nos comovem...
Provavelmente vocês estão observando uma atenção maior discutindo sobre os problemas de doação de órgãos no Brasil...
Talvez você não saiba bem o porquê, mas infelizmente não é uma boa nova ou modismo de solidariedade! Pelo 3º ano seguido caiu no país o número de doadores por milhão de habitantes no primeiro semestre e pela 1ª vez foi registrada queda nos transplantes de fígado.
Os dados da ABTO (Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos) fizeram com que a entidade antecipasse sua campanha nacional para alertar a população sobre a baixa taxa. A ausência de uma política estabelecida para os transplantes e a desigualdade na distribuição dos centros são alguns dos problemas que precisam de soluções governamentais e políticas, mas quero aqui tocar num ponto fundamental...
Você é doador?! Sim, porque hoje para ser doador é preciso saber antes da hora...
Basta em jogar a culpa só para os governantes ou só ser tocado por esse problema quando somos atingidos diretamente por ele! E se fosse você que precisasse de uma doação? E se alguém de sua família precisar um dia?!Só assim seríamos tocados?!
Atualmente a decisão da doação é concedida aos familiares, por isso é importante dizer em casa sua intenção eventual em ser um doador. A campanha 'ADOTE' usa como lema a frase "As coisas mais importantes ser ditas em vida. Diga em casa que você é um doador de órgãos.
Acho legal dar os méritos a quem toma iniciativa e gostei muito do quadro do Fantástico com Dráuzio Varela chamando atenção para essa problemática. A tv aberta pode alertar e influenciar a população para bons exemplos de cidadania e amor ao próximo! Foi através desse programa que além de ver o sofrimento daqueles na fila de espera eu soube por exemplo que a Espanha é o país modelo em doação de órgãos - elo incrível que obtive pra fazer da minha aula de espanhol motivação aos meus alunos em compreender a importância da doação.
A Espanha descobriu com a 'vontade política' e conscientização da população que inclusive é muito mais econômico investir em doações que manter o sistema de diálise.
Nossa! (risos) não queria criar um jornal aqui, mas o sofrimento de tantas pessoas por algo que poderíamos ajudar, realmente Toca ao meu coração!
Gostou da foto?! Para chamar atenção para o problema e angariar fundos para a causa, o artista americano David Foox criou uma linha de bonecos que representam a doação de órgãos: The Organ Donors Dolls.
Assista o lindo vídeo da campanha, conscientize-se e conta pra mim...
Doação de órgãos - Toca você?!
as pessoas tem que se mobilizar..eu via no fantástico a historia de uma menina que precisa,ela fazia um diario de sua vida e aos poucos mesmo feliz pela vida que ela tem,ela se pegava em dias tristes por desacreditar ..mas ela consegui por mim! dpois de tanta espera ..ela conseguiu..
ResponderExcluirAh lembrando que pela net você pode se cadastrar e receber na sua casa o cartão de doador :)
ResponderExcluirAs pessoas deviam que mesmo morrendo elas podem amar e tocar outras pessoas!
;**
Beijos
http://wanessalins.blogspot.com
reaalmente o tempo é curto pra quem espera..... muito bom o post.... realmente me tocou
ResponderExcluirConciencia e informação! Palavras chaves para que as pessoas aprendam que doar-se em todos os sentidos!
ResponderExcluirParabéns pelo blog, layout lindo e textos muito bem elaborados.
Beijos enorme!
É importante discutir isso sim, aki em casa, sempre falo e aviso a minha família que podem doar tudo se acontecer alguma coisa comigo. Penso que todos deveriam ter essa atitude...mas já vi pessoas falando que nasceram com os orgãos e fazem questão deles até depois da morte! Isso que se chama "apego à matéria"! Boa e tocante iniciativa o seu post de hj.
ResponderExcluirbj
http://infonews2012.blogspot.com
Pois é, agora você tocou num assunto que tende a tocar as pessoas, mas muitas vezes elas não se conscientizam...
ResponderExcluirEu vejo o sofrimento dessas pessoas algumas vezes, e nossa, é barra mesmo passar por isso...
Chega de dar às costas para os problemas da sociedade, do seu vizinho, do seu amigo.
Chega de dar às costas para quem precisa da sua ajuda!!!
P.S.: Obrigado pelo link aqui em seu blog...
E volta lá no Papeando, participa do sorteio das camisetas...
Domingo estarei sorteando duas camisetas do Papeando.blog ;)
Link para a *Promoção Deu na Telha*: http://bit.ly/1dfCjC
Abraços!
Inerente ao seu humano é seu egoismo irrefreado... do que adianta a faculdade de uma psique privilegiada em âmbito de reino animal, se nas questões fundamentais, o que reina mesmo é a ignorância!
ResponderExcluirEu serei doador! Ao menos, após minha partida, a brevidade de uma lheio será momentaneamente prorrogada, levando-se em conta que realmente não era sua hora...
Bjos querida!
Gut.
meu pai é médico e vai realizar um transplante de fígado este fim de semana. Ele vive reclamando da escassez de órgãos e da qtdade de vidas que se perdem por isso...
ResponderExcluirParabéns por tocar no assunto!
Li há uns tempos atrás que 71 mil pessoas esperam por doação atualmente no Brasil.
ResponderExcluirMuito lindo seu blog.Parabéns!
muito bom o post. boa
ResponderExcluirobrigado pela visita.
Beijosssssss da * Poderosa *
http://mundodapoderosa.blogspot.com
Muito importante você falar no assunto. É realmente fácil e cômodo colocar a culpa no Governo, mas a grande maioria se esquece que tem o poder nas próprias mãos. Eu sou doadora desde sempre. Graças a Deus, na minha família fomos ensinadas a ter consciência: Pode ser que um dia você ou alguém querido precise. Acho que pra muita gente ser tocada esse vídeo é pouco. Tem que ser algo mais forte, apelativo, visceral mesmo. Infelizmente, algumas pessoas só se conscientizam pela dor, pelo choque...
ResponderExcluirAbraços!
AS pessoas muita vezes só se "tocam" quando sofrem de perto os efeitos de uma determinada situação.
ResponderExcluirCampanhas como essa são de extrema importância para salvar vidas!
Abraço!
Cruelll
ResponderExcluirE sou doador de sangue, quando morrer, o unico jeito de continuar vivo eh viver em outras pessoas, entao quero muito doar tudo o qu sevir.
Abraço
Se todos tivessem mais iniciativas e aprendessem mais sobre como doar tudo seria mais facil, espero que um dia isso tudo melhore, me tocou como sempre, assuntos desse tipo são dificeis de se falar.Um abraço que Deus ilumine a todos.
ResponderExcluirAcho super immportante essa discussão sobre a doação de orgãos. acredito q o problema maior não seja em achar doadores, pois a família destes muitas vezes não permitem a doação. se algum orgão meu prestar para transplante, eu o doarei. menos pulmão e fígado...
ResponderExcluirTá aí uma forma de fazer o bem mesmo quando achavámos que não seria possível.
ResponderExcluirEu sou afavor, afinal, um dia nós podemos precisar também!
ResponderExcluirNotícias, Fatos, Desinformação, Bizarrisses...
.
http://leonardobslima.blogspot.com/
O layout do blog ta super maneiro...parabens! Vou responder seu email hoje ainda....to ancioso com o prêmio....rs...beijos! saudades d vc!
ResponderExcluirGuilherme Bandeira
www.olhaquemaneiro.com.br
eu doaria meus orgãos ;)
ResponderExcluirwww,downslivre.com
Eu sou doador....tenho orgulho em dizer isso.
ResponderExcluirMeus Pais e irmãos também. Somos pouco,mas pensamos grande.
Eu já até falei para minha mãe que eu gostaria de ser uma doadora..pois nós temos o poder de salvar vida..e isso es realmente muito importante..muito massa seu blog ;)
ResponderExcluirDesde muito cedo sempre falei que quero ser doadora de tudo o que for possivel.
ResponderExcluirFui uma das primeiras pessoas a fazer inscrição para doação de córnea.
Depois que morrer não vou mais precisar dos órgãos então porque deixar que se estrague em baixo da terra.
A tv porecisa resgatar mais estes bons textos que muitas vezes estão abandonados, vemos tantos novelistas com textos sem graça, tendo um acervo grandioso a espera d euma adaptação para tv.
ResponderExcluirBLOGdoRUBINHO
www.blogdorubinho.cjb.net
Desculpa pela demora, querida... minha conexão anda péssima, daí já viu, né?
ResponderExcluirMe "tocou" muito a série de reportagens do Dr. Drauzio Varella no Fantástico. Acho que iniciativas desse tipo, são muito bem-vindas, principalmente, depois de ler esses dados que você forneceu.
Sou doador e não me arrependo. Comecei pelas córneas, logo que fiz 18 anos. Na minha opinião, a população tem de ser esclarecida, porque ainda há muito preconceito e falta de informação por aí...
Beijão!
Te espero lá no "Diz"!
Muitos não sabem o que fazer na hora dessa dor tão imensa de perder alguém,mas já disse que quero que quando a minha passagem por aqui for cumprida meus órgãos possam ser aproveitados por aquele que sofrem tanto para poder ter uma nova chance!!!Me tocou muito quando no fantástico uma jovem na fila de espera não resistiu...era alguém que eu não conhecia,e se fosse alguém que eu conhecesse??Vamos fazer a nossa parte!!!!Beijo...
ResponderExcluir