09/08/2009

A palavra


Aprendi na vida que desculpas são dadas, mas não justificáveis, que a cada ato existe uma escolha que renuncia outra parte, uma prioridade.E pela razão dessa tal sabedoria não justificarei, mas ao diálogo daqueles que sempre tocam por aqui, a professora e estudante que luta pela conclusão de curso vem dizer que não esqueceu esse cantinho e abaixo vos deixo algumas das palavras pelas quais fui tocada:

Sabe qual meu canto preferido no shopping mais visitado da cidade? A livraria, me sinto igual criança no filme da fábrica de chocolates, menino que quer encher o carrinho da feira de chicletes ou como dizem as vovós: "igual pinto no lixo". Quisera que nos dias houvessem tantas horas para desfrutar e o bolso notas para comprar a diversidade de mundos que as palavras proporcionam em cada livro.

Acredito que a leitura é fundamental pra comunicação de uma pessoa, e não precisa ser alguém ligado ao mundo das letras, mas aquele que gosta da leitura, que faz um texto com prazer, é por consequência alguém que sabe expressar o que pensa ao próximo e a comunicação é essencial em todos os cantos e papéis sociais.

Te convido a viajar nesse mundo de palavras escritas por Pablo Neruda, onde ele define esse prazer que pode nos proporcionar a bela união de letrinhas...

A Palavra
{... Sim Senhor, tudo o que queira, mas são as palavras as que cantam, as que sobem e baixam ... Prosterno-me diante delas... Amo-as, uno-me a elas, persigo-as, mordo-as, derreto-as ... Amo tanto as palavras ... As inesperadas ... As que avidamente a gente espera, espreita até que de repente caem ... Vocábulos amados ... Brilham como pedras coloridas, saltam como peixes de prata, são espuma, fio, metal, orvalho ... Persigo algumas palavras ... São tão belas que quero colocá-las todas em meu poema ... Agarro-as no vôo, quando vão zumbindo, e capturo-as, limpo-as, aparo-as, preparo-me diante do prato, sinto-as cristalinas, vibrantes, ebúrneas, vegetais, oleosas, como frutas, como algas, como ágatas, como azeitonas ... E então as revolvo, agito-as, bebo-as, sugo-as, trituro-as, adorno-as, liberto-as ... Deixo-as como estalactites em meu poema; como pedacinhos de madeira polida, como carvão, como restos de naufrágio, presentes da onda ... Tudo está na palavra ... Uma idéia inteira muda porque uma palavra mudou de lugar ou porque outra se sentou como uma rainha dentro de uma frase que não a esperava e que a obedeceu ... Têm sombra, transparência, peso, plumas, pêlos, têm tudo o que ,se lhes foi agregando de tanto vagar pelo rio, de tanto transmigrar de pátria, de tanto ser raízes ... São antiqüíssimas e recentíssimas. Vivem no féretro escondido e na flor apenas desabrochada ... }
Pablo Neruda - "Confesso que vivi" - Tradução de Olga Savary.
Eu fui tocada por essa leitura, e vocês o que me dizem sobre as palavras?!

Posts relacionados

8 comentários:

  1. olha os sebos são lugares ótimos e tem livros baratos e ainda vem com a vantagem de você não se sentir uma sardinha enlatada, como nos sentimos nos shooppinggs! Eu gosto da literatura criativa, daquela que talvez nao pense muito na palavra mas que a utilize pra mostrar a experiência, essa sim valhe a pena.
    Sem a experiência as palavras não teriam sentido! abraços

    ResponderExcluir
  2. Meu amor não é apenas um conjunto de palavras bonitas, mas um complexo de intensos sentimentos. É a timidez ao dizer que te amo, o receio ao dizer que preciso de ti, a felicidade de te ter ao meu lado, é a compreensão, a paciência e a esperança de saber esperar... E sim, traduzo estes nas palavras mais belas, palavras do coração.

    Muito bom, Raiana, me sinto bem sempre que venho aqui.Infelizmente não tenho tido tempo, mas venho sempre que posso!

    Um beijão,
    Arthur - www.Papeando.net

    ResponderExcluir
  3. Nossa lindo texto, e acho q vc deveria saber que aprendi muito com as leituras por seu blog, vc escreve muito ibem e sabe disso.
    amo ler e me faz viajar, mas acredito q mais q ler amo escrever e as duas coisas se tornam uma, desculpa á ausencia por aqui ta, farei o possivel p sempre estar por peto, bjs te adoro.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo post e todo espaço, tenha uma excelente semana.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  5. Neruda é msm singular... parabéns pela escolha e pelo blog!

    ResponderExcluir
  6. aceita parceira?

    http://leetelemensagens.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Sumi mas voltei!

    Ler é viajar! É um vício bom! Eu viajo nas letras de música, imaginando o momento em que foi escrita, viajo nos poemas, pensando nos eufemismos e no que as palavras ali querem realmente dizer. Uma das melhores heranças e o melhor hábito que me pai me deixou. Você, como sempre, tem o dom de saber colocar as palavras no lugar certo...
    Quando li o título do post, logo me lembrei - e até pensei uque era relacionado - de um texto que li no primário, também chamado A Palavra, de Rubem Braga. Dá uma lida depois. Beijim e bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  8. "Sabe qual meu canto preferido no shopping mais visitado da cidade? A livraria".

    É, o meu também. Tanto que mais tarde, neste domingão, vou aproveitar uma promoção de livraria que está fechando as portas ( os "todo enfiado" só proliferam).

    Mas as palavras são poderosas. Tal como Neruda, amo as palavras e sei da força e capacidade que elas possuem de mudar, de tocar, de aproximar, de separar, de levar a caminhos e mundos desconhecidos até então.

    Não subestime as palavras. Quem o faz é um ingênuo que não sabe ou não conhece a força que elas possuem!

    bj

    ResponderExcluir

¡Gracias por tu visita! Sua opinião é sempre bem vinda, espero que seja "tocado"! ;)

Ps: aviso aos preguiçosos... não sou 'tocada' por 'miguxices e propagandas sem a troca de opinião' = "parabéns, passa no meu agora". Se não leu não adianta comentar... Vc é a sua própria vitrine.