06/09/2009

Qual o novo sabor da infância?!


Dia de domingo todos já sabem... = Nada presta na tv!
Mas será?!
Não usando atualmente a Tv a cabo, recorro nesses momentos a um velho truque:
TV Cultura! E o nome não falha ao proposto... salvo seja o domingo televisivo!!
Assistindo um dos conteúdos infantis, acabei me recordando sobre os valores e diferenças da minha infância (anos 80 e 90) pra infância dos anos 2000. Quais os toques que podemos fazer?!


Os desenhos e programas de TV dos anos 2000 são claramente muito distintos dos antigos, salvo as exceções, a maioria dos desenhos se transformou em uma perspectiva apenas de ação, violência e luta dos super heróis. A doçura e inocência da criança, o incentivo a literatura e o despertar da imaginação criativa é obra rara nos desenhos e jogos dessa nova infância.

Não com o intuito de elogiar apenas uma emissora, mas pelo comprometimento do conteúdo cultural e realmente com enfoque infantil, (fora o ótimo conteúdo para adultos) parabenizo e recomendo a TV Cultura, que muitas vezes acaba sendo esquecida pelos telespectadores mirins, inclusive por falta de incentivo dos pais.

Já descrevi aqui em outro post o meu despertar pela literatura causado pelas revistas em quadrinhos, principalmente da turma da Mônica. Adorava os romances infantis que geralmente com o toque de fábula transmitia ensinamentos, e viajava na minha imaginação. Uma das minhas brincadeiras preferidas era catar conchas do mar nos passeios à praia e depois pintando-as com canetinhas hidrográficas brincava com meus primos construindo historinhas que nós criávamos. Assistir ao Castelo Rá-tim-bum e imaginar aquele mundo de fantasias... Andar de bicicleta, esconde-esconde, colecionar papéis de carta, jogos de video game na maioria com corridas e aventuras sem violência...

Ainda não tive filhos, mas ao observar meus primos menores e atualmente as brincadeiras também dos meus alunos, percebo uma infância de magia diminuída... Eles passam a buscar o divertimento no computador, jogos do famoso 'playstation' na maioria das ofertas contém violência em um tom natural, a leitura é algo que muitas vezes só chega através da escola, desenhos animados como Naruto são a grande pedida. As músicas infantis quase não existem e a garotada já sabe de cor e ficam instigadas pelas músicas de sentido duplo e conotação sexual. Gente, não sou careta, mas porque nossas meninas querem ser adolescentes e adultas cada vez mais cedo?!As menores começam a ouvir música no estilo Kelly Key,"não quero mais brincar de adoleta" e muitas chegam a adolescência com filhos nos braços aos 14 anos...

Que saudade da ingenuidade da "velha infância"...
Aos futuros e atuais pais da geração 2000... Acho que há sempre a chance de resgatarmos o inocente sabor da infância!

Fiquem com um pouco desse gostinho bom!



9 comentários:

  1. Sempre gostei muito da TV Cultura, a programação é excelente não só para crianças.
    Os desenhos e outros programas são culturais e de boa qualidade.

    ResponderExcluir
  2. tv cultura
    como voce mesma disse o nome ja diz tudo
    mas muito bom post a respeito da infancia e tambem me pergunto como sera.

    Como sera o futuro?


    Mente aberta°°°°°Vida livre

    ResponderExcluir
  3. Nossa. Amei o post!
    E adorava o Castelo-Ra-Tim-Bum. *--*

    Mas é bem verdade, hoje em dias as crianças se aliam a violencia sem ao menos se darem conta do que fazem. Hoje em dia, menininha de 10 anos já não é 'BV', nem garotinha de 14 é mais virgem. E o que devia ser apenas uma brincadeira, como a de ter uma boneca Meu bebê, hoje é uma criança de verdade. Lógico, que não devo generalizar, longe disso. Mas hoje em dias as 'raridades' estão cada vez mais raras, assim mesmo dizendo.

    Amei o post.

    Parabéns!

    Beijo da Bailarina. =*

    ResponderExcluir
  4. Oi Raiana
    Na verdade não existe "na grande mídia"; mas existe muita músicam livro, e etc infantis de boa qualidade, a questão é procurar - o que antigamente era mais acessível, como em grupos como o Balão Mágicom ou em programas como o "Catavento".
    Os jogos do Playstation refletem à sociedade,os Gamers não podem ficar à margem disso. Achar que uma criança ficará violenta pq joga um jogo assim, é o mesmo que crer que ela tentará voar se assistir super homem. O problema é o vício que a tornaria anti social - coisa que pode acontecer também por viciados em livros ou outra coisa.
    Mas "a velha infância" só quem a viveu sabe o quanto foi bom, em deterimento desse amadurecimento desplanejado e precoce de hoje, cuja base é a falta de cultura dos pais, do país.

    bjs
    Pobre Esponja

    ResponderExcluir
  5. Ah Riana, infelizmente a realidade hoje é assim mesmo...

    Minha irmã caçula assistiu muita TV Cultura quando pequena, mas depois de atingir certa idade, passou a assistir Power Ranger, Dragon Balls, e etc.

    Infelizmente, nos dias atuais não podemos "soltar" as crianças na rua, sem ter medo da violência, então ela acaba ficando dentro de casa e usando dos recursos da tecnologia.

    Embora tenha esse agravante, fizemos o possível para incutir um pouco de "infância saudável" nela, na minha casa nada de funk nem axé.

    A realidade do século 21, é que a segurança necessária para ser criança em SP, não está mais lá, então façamos o melhor que pudermos dentro de casa.

    Triste, mas realidade.

    ResponderExcluir
  6. Adorei esse post....adorava esse tempo...tempo q criança era criança de verdade....hj são apenas adultos em miniatura.....saudades da minha infancia q foi bem bacana.....muito bom mesmo relembrar isso....e da Tv Cultura sem dúvida é Ótima.

    ResponderExcluir
  7. Oi Riana! Hoje passe só para te avisar, que tem um selo para você no meu blog, espero que goste!

    Tem tudo a ver com o seu o blog! =^^=

    Bjinhu

    ResponderExcluir
  8. por vezes me pego assistindo programas infantis na cultura e no Discovery Kids. Todo mundo implica comigo por isso, mas gosto de saber que na tv ainda existem programas educativos e que realmente contribuem para a educação e formação do caráter.

    outro dia vi um q ensinava até francês, fiquei boba!! rs

    Um beijo!!

    ResponderExcluir
  9. Raiana, interessante a sincronicidade: estava há pouco "zapeando" pela TV (domingão preguiçoooooso) e parei no SBT ( que eu gosto de chamar de SBsTeira) enquanto passava o "Domingo Legal".

    Havia rapazes e moças (com trajes mínimos) dançando ao redor de uma piscina e a "atração" que comandava a "festa" era a tal Mulher-Melancia, "cantando" um funk em que ela mostrava o que tem "de melhor", no caso o derrière avantajado e uma "música" muito complexa que só dizia "vai/vai/vai/vai/vai". E, claro, a "dança" daquele jeito que todos sabemos como acontece.

    E isso tudo meio-dia, TV aberta, com toda a família ( ou o que restou dela) em casa.

    A televisão aberta é comercial e não quer nem saber de outros valores senão o $$$$. Mas os pais ( ou aqueles que sobraram) deveriam se importar com outros valores além do $$$. Ora, muitos não fazem nenhuma restrição às crianças assistirem esses programas e, se fazem, a birra dos filhos acaba cedendo. Não há limites impostos e nem as crianças conhecem os limites.

    Então a velha inocência, digamos assim, só mesmo em canais específicos como a Cultura e alguns pagos, mas sem apelo comercial e em termos de audiência. As pessoas praticamente foram "cooptadas" por esse "comércio" e a erotização precoce das crianças.

    Bom texto o seu, escreva mais, não fique tanto tempo sem atualizar! rs

    bj

    ResponderExcluir

¡Gracias por tu visita! Sua opinião é sempre bem vinda, espero que seja "tocado"! ;)

Ps: aviso aos preguiçosos... não sou 'tocada' por 'miguxices e propagandas sem a troca de opinião' = "parabéns, passa no meu agora". Se não leu não adianta comentar... Vc é a sua própria vitrine.