01/08/2010

As mensagens dela


- híbridos eles se procuravam, mal disfarçando a gravidade. Uma vez ou outra, ele ainda sentia aquela incrédula aceitação da coincidência: ele, tão original, ter encontrado alguém que falava a sua língua! Aos poucos compactuaram. Bastava ela dizer, como numa senha, "passei ontem uma tarde ruim", e ele sabia com austeridade que ela sofria como ele sofria.

[...]

E, por não serem mesquinhos, passavam por cima do fato de terem muita facilidade para mentir - como se o que realmente importasse fosse apenas a sinceridade da imaginação.

[...]

O fato é que, tendo uma vez se encontrado na parte secreta deles mesmos, resultara na tentação e na esperança de um dia chegar ao máximo. Que máximo?

[...]

Um pedia muito do outro, mas é que ambos tinham a mesma carência, e jamais procurariam um par mais velho que lhes ensinasse, por que não eram doidos de se entregarem sem mais nem menos ao mundo feito.

[...]

Mas ambos haviam nascido com a palavra poesia já publicada com o maior despudor nos suplementos de domingo dos jornais. Poesia era a palavra dos mais velhos. E a desconfiança de ambos era enorme, como de bichos. Em quem o instinto avisa: que um dia serão caçados. Eles já tinham sido por demais enganados para poderem agora acreditar.

[Retirei acima meus trechos preferidos do conto "A mensagem" da única Clarice Lispector, que a cada vez leio em uma diferente emoção, neste quase um filme conhecido... O conto inteiro é incrível, recomendo a obra inteira, sempre. ]

3 comentários:

  1. Ah, Felicidade Clandestina. Às vezes leio e releio os contos desta bruxa ( no bom sentido, claro) e fico sem entender...mas depois aparece uma situação da qual "espera aí, já vi isso em algum lugar".

    É mais ou menos assim...rs

    ResponderExcluir
  2. Confesso que estou ficando muito mais curioso em conhecer a obra dela, nos últimos dias tão cheios de homenagens a sua escrita. Gostei dos trechos, é uma mistura de metalinguagem e um romantismo meio cínico, meio contraditório, assustadoramente real, palpável, humano. Há tempos venho procurando algo assim para ler. Quem sabe...

    Abraço! :D

    ResponderExcluir

¡Gracias por tu visita! Sua opinião é sempre bem vinda, espero que seja "tocado"! ;)

Ps: aviso aos preguiçosos... não sou 'tocada' por 'miguxices e propagandas sem a troca de opinião' = "parabéns, passa no meu agora". Se não leu não adianta comentar... Vc é a sua própria vitrine.