15/06/2009

Tocando numa 'tal' diversidade cultural...



Queriam saber de onde vem a autora desse blog... risos

Meu país é quase um continente, eu vivo em Aracaju!


Vamos falar da diversidade cultural?

Acho incrível a gente viver num país tão 'misturado'! Tantas culturas, 'caras', sotaques... e bonito por natureza!...


Temos uma dimensão territorial tão grande que chega a parecer um continente, mas essa variedade de povos e costumes por vezes causa uma estranheza desnecessária, preconceitos aos sotaques e culturas ou até uma imagem lendária do que o 'vizinho distante' vive.

Vemos 'sulistas' acreditando que o nordeste é sinônimo de seca, atraso de modernização e sotaque arrastado ou nordestinos acreditando que viver em São Paulo ou no Rio é cruzar com bala perdida a cada esquina.
Não colocarei em confronto essas impressões, pelo contrário... Faço um convite em abrirmos os olhos para o desconhecido! Assim como paramos diante da tv e achamos 'bonitinho' o vocabulário e cultura de povos distantes, precisamos muito mais conhecer as nossas riquezas culturais ao longo do nosso grande país.

Já que o convite está feito e muitos não tiveram o prazer de conhecer as belezas do menor estado brasileiro ou da sua capital recém conhecida como capital brasileira da qualidade de vida, o blog Tocou! estende o convite até a 'minha' Aracaju-Sergipe, conheça!

Aracaju - Sergipe, possui pouco mais de 536 mil habitantes, é a segunda capital brasileira a ser planejada, antes mesmo de Brasília e tem 154 anos de fundada.


Tão vizinhos da Bahia, temos a maior prévia carnavalesca do país, o Pré-Caju, que movimenta a cidade trazendo turistas de todos os cantos.
Image Hosted by ImageShack.us

"Pense" num povo pra gostar de forró! ;) Temos grandes forródramos espalhados por todo o estado e nesse mês de junho a capital faz em dois locais alguns dos maiores forrós do Brasil, com uma média de 100 mil pessoas por noite. O Forró Caju e o Forró da vila que trazem artistas de forró nacionais e locais. Ah, pra quem gosta do forró eletrônico, vale lembrar que a banda Calcinha Preta que está com música na 'novela das oito' é de Sergipe. (eu prefiro o forró mais 'pé de serra' mesmo... rs)
Image Hosted by ImageShack.us

A Orla de Atalaia é um dos um dos principais cartões-postais da cidade, tem 6 km de extensão, sendo uma das mais belas e equipadas orlas do país, totalmente preparada para o turismo, lazer e entretenimento. Tem iluminação especial para banhos noturnos, quadras poliesportivas e um impressionante complexo de bares e restaurantes. É um dos principais pontos de concentração da noite sergipana.É considerada por muitos a mais bonita orla do nordeste, senão do país. (Fonte Wikipedia)
Image Hosted by ImageShack.us


Deixo por aqui especificações bem resumidas, não dá para me alongar, mas você pode encontrar algumas fotos aqui, pesquisar e vim conhecer Sergipe e "o cajueiro dos papagaios".
Mas acima do meu regionalismo... vamos nos conscientizar, que sejam bem vindas nossas diferenças culturais!! Lembrando a frase... "Todos nós somos um!"

E você, qual o cantinho que te abriga hoje?!

Fico por aqui,tenham uma ótima semana!!

14 comentários:

  1. nossa adoro essa salada miista ki é ess país
    eh mto boom !
    Adoreei u blog...
    i eu comenteei nu blog pra ti ajudar la ;D

    Um bjaao!

    ResponderExcluir
  2. Isso eh Brasil!!!!!
    e ainda tem gente q prefere Miami!!!!tem gosto pra tudo ne? (ou bobo pra tudo)

    vc escreve muito bem! gostei!
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Que viagem! Uma das minhas opções de férias é Aracaju. Mui bela! Quanto à questão da diversidade cultural, "viajo na maionese", imaginando porque tudo é tão diferente, as origens de cada coisa. Acho demais nossa diversidades! Se deixar, escrevo um texto enorme, porque é um assunto riquíssimo. Beijim!

    ResponderExcluir
  4. Primeira vez a gente nunca esquece, primeira vez de muitas vezes que lerei esse espaço tão inspirativo e inteligente... Moro relativamente perto de Aracaju (190 km) e costumo aparecer por aí para as competições nas quais participo. Aracaju é um bom lugar para se morar e eu pretendo.

    ResponderExcluir
  5. Bom, eu moro no Rio.
    Mas já morei em Brasilia, Recife, Maceio, Curitiba, São Paulo e... Aracajú:)

    Todos lugares com suas belezas. Mas ainda prefiro meu Rio de Janeiro. O terra boa.

    Belo texto, Achei curtinho. Mas com certeza me... Tocou.
    Culpa desta morena de mão cheia, escritora de primeira linha :)
    E não tem outro jeito fia: só se escrevendo é que se aprende o oficio.
    beijos

    ResponderExcluir
  6. Hummmm....q blz heim !!!!

    sou de Fortaleza....terra massa e de muito forró tb.

    :D

    ResponderExcluir
  7. eu sempre achei que nordeste era sinônimo de seca, mas depois de algumas notícias que vi...

    o que eu acho engraçado é que na ásia, todos são parecidos.
    europa, áfrica, etc também.
    já o brasil mistura todos os povos, não há ninguém igual a ninguém


    beeijos
    http://andnobodyelse.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Vc soube descrever muito bem o que é o Brasil rsss é um misto de tudo que é bom rsss amo aqui por isso, e adoro o blog tocou por saber falar com o povo!!!

    ResponderExcluir
  9. Raiana desculpa a demora a net tava lenta, como faço para votar la no site? Fiz apenas um comentario por la pois não consegui votar, bjs linda bom fim de semana, fica com Deus.

    ResponderExcluir
  10. maginaa nao foi nada c precisar dinovo podii falaar =D

    Um bjaao!

    ResponderExcluir
  11. Muito obrigado. Você é linda e também uma grande escritora, muito talentosa. Também acompanharei seu trabalho.
    abraços.

    ResponderExcluir
  12. mas bah tchê :) hauihaiu
    pois é, nosso país é inclusive o que possui mais dialetos no mundo :O

    ResponderExcluir
  13. Mais que propaganda hein. Só uma observação, procure pela palavra "logo" no post e escreva "longo" no lugar dela. =]

    ResponderExcluir
  14. Eu acho apaixonante a diversidade do nosso povo. Não só falando da variedade de sotaques, mas da cultura em si, das crenças, do modo de ser de cada um. Um pulinho só (ou melhor, dois) que dei ali na Bahia e achei o maior barato o jeito deles. As pessoas são tão diferentes quanto a variação dos sotaques. Isso que você falou sobre achar "bonitinho" é verdade.Todos tem seu charme, seu encanto. E depois de você tanto falar de Aracajú, fiquei até com vontade de conhecer! Quem sabe na minha lua-de-mel...

    ResponderExcluir

¡Gracias por tu visita! Sua opinião é sempre bem vinda, espero que seja "tocado"! ;)

Ps: aviso aos preguiçosos... não sou 'tocada' por 'miguxices e propagandas sem a troca de opinião' = "parabéns, passa no meu agora". Se não leu não adianta comentar... Vc é a sua própria vitrine.