26/04/2010

Mais Teatro!



Navegando entre as notícias sobre cultura, descobri um manifesto a favor da expansão do teatro brasileiro, tornando a cultura mais acessível entre a população. Achei a iniciativa bastante válida e divulgo por aqui, colaborem, conheça melhor o projeto no site e cadastrem-se a favor dessa iniciativa! 








Missão:
A Campanha é um grande manifesto nacional que tem como missão fundamental a inclusão sociocultural, educacional e digital, incentivando e disseminando arte, cultura e entretenimento de Norte a Sul do Brasil, tendo como base fundamental o Teatro!
Objetivo da Campanha:
Colher o maior número de assinaturas possível para dar entrada, junto ao Congresso Nacional, num Projeto de Lei de Iniciativa Popular, para que seja obrigatória a construção de um "Centro Integrado de Cultura" em cada município, cuja população seja superior a 25 mil habitantes.

A ideia central é permitir que populações inteiras, que nunca tiveram contato com espetáculos de qualidade, ou mesmo espaços destinados à arte e à cultura – em sua imensa maioria restritas ao eixo Rio - São Paulo –, passem a ter acesso as mais diversas formas de expressão artístico-culturais, fomentando e desenvolvendo entre estas populações, um hábito tão fundamental para a formação do caráter de um povo, como é a cultura!
O que é um "Centro Integrado de Cultura"?
É um espaço multicultural e funcional que, além de um teatro de qualidade – que é o núcleo fundamental do Projeto –, privilegia também as mais diversas formas de manifestações artístico-culturais, como: salas de cinema, biblioteca, salas de exposições, salas para eventos e palestras, espaços para cursos e oficinas de teatro, artesanato, artes plásticas, pintura, música, dança, entre outras formas de expressões artísticas.

Esses Centros contarão também com um espaço multimídia - telecentro com computadores conectados à internet, para fomentar a inclusão digital nesses municípios e, ainda, espaços destinados ao comércio, com lojas, praça de alimentação e outros espaços comerciais.

Mais informações no site do manifesto Mais Teatro Brasil



2 comentários:

  1. Olá, moça!

    Gosto da ideia do Centro Integrado de Cultura, que vai abranger não apenas o teatro, mas também diversas manifestações culturais. É preciso ter a sensibilidade e olhar para o exemplo do cinema: hoje o cinema está restrito apenas às capitais e em salas de shopping centers, com poucas exceções de salas alternativas. Por isso quando há iniciativas como "cinema no bairro" são louváveis.

    Só cidades acima de 25 mil habitantes? Tem muita cidadezinha por aí que vai ficar fora do projeto...rs. Mas uma coisa que poderiam resgatar é o teatro mambenbe, aquelas caravanas que saem pela estrada, de cidade em cidade apresentando suas peças. Se rolar um patrocínio, acho que muitos artistas topam numa boa.

    Bj, moça!

    ResponderExcluir
  2. Continua? =x

    O teatro hoje em dia é algo que precisa ser bastante divulgado.Muitas crianças hoje em dia, nunca pisaram em um teatro,e isso é triste. Ficam bitoladas com computadores e jogos virtuais.Acho legal um programa de expansão voltado ao teatro,crianças e adultos não podem nunca deixar de sentir a mágicá exclusiva que só pode ser proporcionado pelo teatro.

    ResponderExcluir

¡Gracias por tu visita! Sua opinião é sempre bem vinda, espero que seja "tocado"! ;)

Ps: aviso aos preguiçosos... não sou 'tocada' por 'miguxices e propagandas sem a troca de opinião' = "parabéns, passa no meu agora". Se não leu não adianta comentar... Vc é a sua própria vitrine.