15/05/2010

Das definições do amor - verdadeiro

¬ E porque na oração também encontramos a mais bela poesia:

Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o metal que soa ou como o sino que tine.

Ainda que eu tenha o dom de profetizar e conheça todos os mistérios e toda a ciência e ainda que eu tenha tamanha fé, a ponto de transportar montes, se não tiver amor, nada serei.

 
E ainda que eu distribua todos os meus bens entre os pobres e ainda que entregue o meu próprio corpo para ser queimado, se não tiver amor, nada disso me aproveitará.

O amor é paciente, é benigno; o amor não arde em ciúmes; o amor não trata com leviandade, não se ensorbebece, não se conduz incovenientemente, não procura os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal;
não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade;

tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.

O amor jamais acaba; mas, havendo profecias, desaparecerão; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, passará;
porque, em parte, conhecemos e, em parte, profetizamos.
Mas, quando vier o que é perfeito, então, o que é em parte, será aniquilado.
Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, pensava como menino; quando cheguei a ser homem, desisti das coisas próprias de menino.
Porque, agora, vemos por espelho em enigma; então, veremos face a face. Agora, conheço em parte; então, conhecerei como também sou conhecido.

Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três; porém o maior destes é o amor.

[I Cor 13 ]

A adaptação contemporânea, unindo Paulo e Camões:

2 comentários:

  1. Curioso...apesar de gostar bastante da epístola de Paulo e do poema de Camões, simplesmente não suporto a interpretação do Renato Russo - confesso, nem consigo ouvir Legião Urbana...rs...me perdoa, moça?

    "O amor não se arde em ciúmes". Há uns 500 anos um obscuro inglês chamado William escreveu uma coisinha assim: "cuidado com o ciúme, é um monstro de olhos verdes".

    Bj, moça!

    ResponderExcluir
  2. Paulinho e Camões! Gosto muuuito.
    Ah, curto Legião, mas tbm não gosto dessa interpretação do Renato Russo!
    Beijo! :)

    P.S.: Amar é perceber o milagre invisível aos outros. ;)

    ResponderExcluir

¡Gracias por tu visita! Sua opinião é sempre bem vinda, espero que seja "tocado"! ;)

Ps: aviso aos preguiçosos... não sou 'tocada' por 'miguxices e propagandas sem a troca de opinião' = "parabéns, passa no meu agora". Se não leu não adianta comentar... Vc é a sua própria vitrine.