09/07/2009

Porque 'a vida só se dá pra quem se deu...'

FOTOGRAFIA: 'Mokumbura' Flickr

09/07/09

As noites de lua cheia, por coincidência ou influência, ocorrem nos meus dias mais inquietos... Embalada nessas sensações recordava como um eco pedaços dos versos de Vinícius de Moraes..."de noite ardo/ _Meu tempo é quando!/de noite ardo/_Meu tempo é quando!/"
[retalhos de Poética, veja ao final texto completo declamado]

Nesses últimos dias em que os meios de comunicação revivem e homenageiam a vida e obra do Rei do pop, (quem é rei nunca perde a majestade) pensei em quando o homem se torna 'imortal'... ao semear em vida obras, pensamentos, exemplos, ideais e lutas - que falam ao amanhã independente de sua presença.

Seria apenas esse palco de um novo diálogo aqui, até que ao procurar por ócio e curiosidade algum significado para a data de hoje,(09 de julho) descubro um elo em meus pensamentos!

Há 29 anos Vinícius de Moraes nos deixava! E como companhia... Suas obras - Este poeta, dramaturgo, jornalista, diplomata e compositor dispensa apresentações e em uma de suas composições em parceria com o Toquinho, dizia: "A vida só se dá pra quem se deu..." Sabedoria esta, que nos proporciona ainda a reflexão 'temporal' do que deixamos como rastros nessa vida.
Para o que colhemos diariamente, quando nos propomos a arriscar e construir nosso espaço, ou ao pedaço imortal ainda que nas recordações daqueles que nos tiveram como companhia, caberá os frutos que plantamos hoje.

Nos elos tocados por estes pensamentos, registro então a homenagem ao "Poetinha",(como era conhecido) que em vida deixou as pegadas de sua paixão nas obras que produziu, e também um toque de reflexão: "O que damos a vida hoje?" e... 'o seu tempo, é quando'?!

Fico por aqui, agora aprecie lindos registros de homenagem ao Vinícius e caso conheça pouco dele, seja tocado, busque as obras daquele que unia poesia e música!

Poética - declamado por Ricardo Blat no filme/documentário "Vinícius" (se não viu, não perca!)


A música que deu o título a este texto, "Como dizia o poeta", na interpretação de Bethânia
A VIDA SÓ SE DÁ PRA QUEM SE DEU...

15 comentários:

  1. muito bom!

    suas ideias sempre vão permanecer... até porque ideias não morrem...
    é interessante como a arte nos permite explorar mais a fundo o interior da alma humana e vinicios sabia explorar isso...

    http://gothicpoesia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Bom, acho que em apenas estar no ventre de alguém já é uma marca nossa que deixamos por aqui.
    Eu me dou a vida! rs

    Acho que a presenteio bastante com minha alegria, pois passo adiante. É meu lado humano!

    Um beijo!

    http://verdesconfissoes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Você tem razão quanto a Vinicius...
    pena que muitos poetas, compositores, bons artistas..sejam esquecidos ao longo do tempo!!!

    Abraços..

    Visite: www.minhadescoberta.wordpress.com

    ResponderExcluir
  4. Legal você relembrar dele.
    Já que estamos numa 'fase' de lembranças das pessoas ou 'coisas' que nos TOCAM!
    Realmente, foi um gênio.
    As vezes, como você, me paro para pensar um pouco sobre ele e ler artigos dele tb.
    Como me chamo Vinicius, quando era menor me chamavam de Vinicius de Moraes rs.
    Uma honra, não é verdade? rs

    Sobre seu comentário, obrigado pelos elogios! E é uma cidade belíssima!
    Ah e não ficamos tão bem assim nas fotos. (assim fico com vergonha) hahahaha.

    Beijos, Vini.

    ResponderExcluir
  5. Bem legal a homenagem mio que indireta pro MJ, mas enfim... Sobre a arte, como já disseram, acho que é o melhor meio para deixarmos o que gostamos para que as futuras gerações possa ver e refletir.

    Parabéns pelo blog, fui...
    http://tvecine.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. OI raiana. Obrigado por comentar em meu blog

    abç

    ResponderExcluir
  7. Nossa, tocou, e como. Adoro V. Moraes, um dos melhores poetas brasileiros que sabe falar de amor.

    E seu blog? esse realmente vale apena acompanhar.

    abraço.

    ResponderExcluir
  8. Até concordo com alguém que disse acima que alguns autores "são esquecidos ao longo do tempo". Mas não é definitivamente. As artes tem essa característica de imortalizar o artista. Enquanto alguém cantar uma canção, declamar um verso, seu autor será lembrado.
    O primeiro poema de Vinícius que conheci ainda criança, foi o famoso Soneto de fidelidade. O último verso nunca saiu da minha cabeça (acho que da de muita gente). Beijim!

    ResponderExcluir
  9. Vinicius de Moraes era genial, o cara faz muita falta nos dias de hoje... Belo blog, parabéns!

    Quando tiver tempo, visite meu blog!
    http://papeisriscados.blogspot.com
    &
    Meu twitter

    ResponderExcluir
  10. Como sempre, belíssimo texto. Também gosto muito de VM.
    Grande Abraço.

    ResponderExcluir
  11. Você escreve muito bem, um misto de reflexão, poesia e informação cultural!

    ResponderExcluir
  12. ´´Que a vida não gosta de esperar, a vida é pra valer, a vida é pra levar...´´


    Grande Vinícius, legal seu post!
    abraço

    ResponderExcluir

¡Gracias por tu visita! Sua opinião é sempre bem vinda, espero que seja "tocado"! ;)

Ps: aviso aos preguiçosos... não sou 'tocada' por 'miguxices e propagandas sem a troca de opinião' = "parabéns, passa no meu agora". Se não leu não adianta comentar... Vc é a sua própria vitrine.