27/05/2009

"A gente está querendo desabrochar..."


"Escrevo porque encontro nisso um prazer que não consigo traduzir. Não sou pretensiosa.Escrevo para mim, para que eu sinta a minha alma falando e cantando, às vezes chorando..."

"Eu só escrevo quando eu quero, eu sou uma amadora e faço questão de continuar a ser amadora. Profissional é aquele que tem uma obrigação consigo mesmo de escrever, ou então em relação ao outro. Agora, eu faço questão de não ser profissional, para manter minha liberdade".

"Eu escrevo sem esperança de que o que eu escrevo altere qualquer coisa. Não altera em nada... Porque no fundo a gente não está querendo alterar as coisas. A gente está querendo desabrochar de um modo ou de outro..."

CLARICE LISPECTOR


Preciso falar muito depois de citações de Clarice?! O dia em que encontrei as palavras dessa encantadora de almas, me senti por diversas vezes traduzida... Desta citação por exemplo - gosto de escrever, gosto poque me faz bem, escrevo quando o coração está abarrotado do que gostaria de falar, e conto nas linhas minhas sensações... não busco nos meus versos as palavras mais difíceis do aurélio, meu desejo é a expressão... Gosto quando alguém se identifica com um poema meu, ou quando ganho um elogio, quem não gostaria? Mas no momento em que escrevo... estou sozinha com aquela sensação, que tem vontade própria, quer ser escrita, ainda que não compreendida ou tão valorizada... [confira minhas sensações nesse poema aqui]

Clarice Lispector - com certeza ela me toca o coração!

"Quem se atreve a definir esta mulher? Enigmática, para Antônio Callado. Um mistério, para Carlos Drummond de Andrade. Insolúvel, para o jornalista Paulo Francis. Ela não fazia literatura, mas bruxaria, disse Otto Lara Resende. Investigada por pesquisadores apaixonados no mundo todo, Clarice é uma das mais cultuadas escritoras brasileiras. Para muitos, das mais importantes do século 20, no mundo."

Você não a conhece bem? Quer ler mais para tocar a alma? Seja tocado pela literatura!

Confira também esse vídeo de uma das reflexões mais sublimes da Lispector! (vídeo tb muito bom)

E não esqueça de me dizer... Tocou seu coração?! ;)


6 comentários:

  1. Entendo bem o sentimento de Clarice Lispector e o seu tb, Raiana! Adorei ler teu post, vc é uma pessoa sensível e eu admiro isso! Parabéns pelo blog e pelas belas palavras! Continue escrevendo!

    ResponderExcluir
  2. Nossa!Raiana pq não me mandiu o link desse blog.
    Isso aqui é... tocante!
    Ps: Tenho medo da Clarice. De vez em quando me pego pensando igualzinho a ela.
    Na verdade então... tenho medo de mim.

    ResponderExcluir
  3. ótimo post, a Clarice Lispector é ótima!

    ResponderExcluir
  4. Hum. Voltei. Como agente é superficial. Que papel ridiculo eu fiz. Apenas li o ultimo post, eu que perdi. Aliás, não perco mais. Adorei seu cantinho de Clarice. Já falei dela, tinhámos e ainda comportamos uma relação conflituosa. por muitas vezes, briguei com os versos de clarice, me enjuriei, e cheguei a cuspí-la. Mas logo bate o amor, e o perdão é consentido. Hoje, venero-a moderadamente.

    Obrigado pela visita. e Gostei mais ainda do seu outro Blog. Depois quero mais detalhes de você, para que eu ligue o escrito às suas descrições. Obrigado pelo prazer tanbém, adoro essas coletaneas de coisas que tocam.

    ResponderExcluir
  5. Obrigado por Blog intiresny

    ResponderExcluir
  6. Clarice é um mistério, um mistério que nunca se desvenda. A cada leitura, uma nova descoberta.

    Uma palavra que escapa tem um novo signficado com a releitura. Uma frase adquire uma nuance diferenciada a depender do momento.

    Clarice é leitura para os corações mais sensíveis, mais perceptíveis às entrelinhas e as sentimentos que ela colocava em cada palavra. E como escrevia bem. Nada ali está à toa. Fez muito bem em continuar a ser amadora. Fez muito bem em não ligar para "escolas e estilos literários". Fez muito bem em continuar a escrever...coisas, como ela mesma referia.

    E escrever sempre é muito bom. Sempre gosto de citar um autor ( Fausto Wolff, beberrão, boquirroto, exagerado e maluco) que dizia admirar uma literatura feita com sentimento, mesmo que a técnica e o estilo (!) não sejam à primeira vista tão atraentes.

    Quando o autor se coloca ali, no papel, cria uma cumplicidade com o leitor que muitos veículos de comunicação tentam e não conseguem passar.

    E já conheço seus "rabiscos"...rs. Bons "rabiscos", claro: " Quando escrevo... sou eu na lua!"

    Acho que Clarice era um pouco assim também ;)

    Bj,moça!

    ResponderExcluir

¡Gracias por tu visita! Sua opinião é sempre bem vinda, espero que seja "tocado"! ;)

Ps: aviso aos preguiçosos... não sou 'tocada' por 'miguxices e propagandas sem a troca de opinião' = "parabéns, passa no meu agora". Se não leu não adianta comentar... Vc é a sua própria vitrine.