30/07/2009

Um príncipe, uma rosa e a raposa...



Desculpe a ausência da semana, nada como dias de neblina e graduação próxima para nos tomar o tempo da escrita...
Amo literatura! Por paixão virou até profissão... então muitas vezes comentarei sobre textos que tocam!

Você já leu "O Pequeno príncipe" de Antoine de Saint-Exupéry?! Quando eu era pequena lembro de um desenho que assistia, mas só depois de tantos anos pude ler na crítica reflexiva... o texto escrito suavemente e aparentemente infantil pincela por tantas vezes as reflexões pro nosso mundo adulto...

Colocarei aqui trechinhos do livro que fazem uma reflexão sobre os (des)valores que damos as pessoas que nos cercam, mais do que eu possa explicar, vc entenderá muito bem o texto da 'Raposa' após a leitura espero por seu depoimento... Tocou! em você?!


“O pequeno príncipe atravessou o deserto e encontrou apenas uma flor. Uma flor de três pétalas, uma florzinha insignificante....


- Bom dia - disse o príncipe.

- Bom dia - disse a flor.

- Onde estão os homens? - Perguntou ele educadamente.

A flor um dia, vira passar uma caravana:

- Os homens? Eu creio que existem seis ou sete. Vi-os faz muito tempo. Mas não se pode nunca saber onde se encontram. O vento os leva. Eles não têm raízes. Eles não gostam das raízes.

-Adeus - disse o principezinho.

-Adeus - disse a flor.”

.......... E o pequeno, que conhecia apenas sua rosa, ao andar bastante por aquelas areias, acabou encontrando um jardim com milhares de rosas iguais a sua, o que o deixou surpreso, pois sua rosa dissera ser única! Resumi um pouco esse trecho, mas veja o seguinte..................

[ "Eu me julgava rico por ter uma flor única, e possuo apenas uma rosa comum. Uma rosa e três vulcões que não passam do meu joelho, estando um, talvez, extinto para sempre. Isso não faz de mim um príncipe muito poderoso..."

................. E deitado na relva ele chorou, foi então que apareceu a raposa, o príncipe tristonho a chamou pra brincar, mas ela se recusou, pois ainda não havia sido 'cativada' continue a leitura:


- Que quer dizer "cativar"?

- Tu não és daqui - disse a raposa. - Que procuras?

- Procuro os homens - disse o pequeno príncipe. - Que quer dizer "cativar"?

- Os homens - disse a raposa - têm fuzis e caçam. É assustador! Criam galinhas também. É a única coisa que fazem de interessante. Tu procuras galinhas?

- Não - disse o príncipe. - Eu procuro amigos. Que quer dizer "cativar"?

- É algo quase sempre esquecido - disse a raposa. Significa "criar laços"...

- Criar laços?

- Exatamente - disse a raposa. - Tu não és ainda para mim senão um garoto inteiramente igual a cem mil outros garotos. E eu não tenho necessidade de ti. E tu também não tens necessidade de ti. E tu também não tens necessidade de mim. Não passo a teus olhos de uma raposa igual a cem mil outras raposas. Mas, se tu me cativas, nós teremos necessidade um do outro. Serás para mim único no mundo. E eu serei para ti única no mundo...

- Começo a compreender - disse o pequeno príncipe. - Existe uma flor... Eu creio que ela me cativou...”]

Esse foi apenas um pequeno trecho que adaptei, muito mais essa leitura tem pra lhe oferecer, busque o livro!Mas me diz... a história/reflexão de "O Pequeno príncipe" Tocou você?!


** Gostou desse post? Veja que o blog tem vários outros esperando ser tocado por você!**

8 comentários:

  1. massa, muito massa ... nem li o livro todo, mas só esta parte ai q vc colocou ja da pra ter uma boa ideia...

    valew saudações!!

    ResponderExcluir
  2. Olá!

    Eu li "O Pequeno Príncipe" há muito tempo...confesso, foi na infância. E já não me recordo de muitas passagens, mas esta que você selecionou é "clássica" e lembro-me muito bem, pois é uma das mais belas e das mais citadas pelos admiradores da obra de Saint-Exupéry ( o "Pequeno Príncipe" era um alter ego perfeito para as reflexões do aviador francês - tanto que o cometa, a rosa, o planeta, todas metáforas de seu cotidiano. Procure uma hora dessas conhecer a história deste escritor. É tão apaixonante quanto o livro).

    Bj!

    ResponderExcluir
  3. Li esse livro depois de velho, na verdade ganhei da mãe, foi um dos melhores que li, melhor que muito romance bocó escrito nos dias de hoje.
    Beijos, professora.

    ResponderExcluir
  4. Me sinto culpado por ainda não ter lido esse livro, parece muito bom, além do que já é um clássico. Parece que esse trecho significa muito pra vc. Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Psiiiu!
    Tem um selinho pra você em meu blog!
    Pega lá.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Já li sim... Faz tempinho, mas me lembro bem! Adorei a reflexão. Valeu relembrar a mensagem que o livro passa, não só a da flor... muitas outras tbm, mas essa.. que linda ;D
    grande beijo ;*
    P.S: tocou-me!

    ResponderExcluir
  7. êêêê.....voltando a passear pelo Tocou.....ah do pequeno principe.....hehehe.....eu me achava uma atrasado por nunca ter lido esse q é um dos maiores classicos da literatura, daí recentemente eu tentei ler, mas não me interessei tanto.....não sei se fui insensivel por não gostar, mas confesso q realmente não me agradou....tem um bem bacaninha q me toca bem mais....chama-se " A hora do amor ".....esse eu li quando criança e adorei d+++.....daí recentemente tb peguei ele novamente pra ler e novamente a historia me encantou .

    ;)

    ResponderExcluir
  8. Desculpe, mas creio que não se pode resumir um texto como este: o costume de Antoine de Saint-Exupéry de fazer uma reflexão em cada frase foi aqui suprimido. Detalhe que você também não citou o autor... mas o Blog é seu, né?

    ResponderExcluir

¡Gracias por tu visita! Sua opinião é sempre bem vinda, espero que seja "tocado"! ;)

Ps: aviso aos preguiçosos... não sou 'tocada' por 'miguxices e propagandas sem a troca de opinião' = "parabéns, passa no meu agora". Se não leu não adianta comentar... Vc é a sua própria vitrine.