06/07/2009

Como bala 'puxa' no céu da boca!



No último diálogo, citei um evento literário riquíssimo e variado, a FLIP, além do encanto por essa festa, tive o desejo de compartilhar essa informação para os que poderiam comparecer ou ainda, na dica das mesas literárias ao vivo pela internet, as quais me enriqueceram bastante, mesmo a distância... ouvir jovens e grandes escritores lendo seus livros e discutindo sobre o processo de criação foi melhor que comer brigadeiro de colher assistindo o filme preferido numa tarde chuvosa! ;)

Todo esse período literário acabou me deixando ainda mais envolvida em leituras e desejos por rabiscar minhas palavras... E é nesse contexto que pensei num diálogo para hoje! Vamos 'tocar' nas palavras escritas?!

Nesse novo espaço interativo que é a "Blogosfera", há o pressuposto de encontrarmos em comum o gosto por escrever nossas ideias, quaisquer que sejam os temas...
Quem visita o Tocou, já deve ter percebido um traço literário mais constante na temática, apesar de 'tocar' num leque mais amplo sobre tudo aquilo que nos derperta uma atenção ao sensível, como reflexões, música e as artes em geral - involuntariamente a Literatura conquista um espaço especial por aqui.

Então, nestes dias em que a Literatura gruda em meus pensamentos como bala 'puxa' no céu da boca...

Trago convites para que os livros das prateleiras recebam os toques da sua mão, peça emprestado as revistas em quadrinho do irmão mais novo, ou aquelas que você esquecia no quartinho dos fundos, escreva a cada dia alguns minutos de uma história do pequeno infante chamado 'você', mande uma carta para um amor (ainda que futuro), escreva aquela piada que só você riria no final, conheça autores que você só ouvia falar e não se tornava íntimo de pensamentos tão próximos ou distintos ao seus...

Quando menina eu amava as revistas em quadrinhos e as fábulas dos 'felizes para sempre', hoje sei que coube aquelas leituras o meu prazer de ler e dialogar, a vontade de trocar ideias e depois, o desejo em escrever... acredito que um escritor nada mais é do que um leitor esfomeado... Quem escreve quer lê intensamente.

Deixo agora um trecho de um livro da Clarice Lispector que 'toca' nesse contexto e um poema meu rabiscado, sobre quando escrevo.

Todo mundo que aprendeu a ler e escrever tem uma certa vontade de escrever. É legítimo: todo o ser tem algo a dizer. Mas é preciso mais do que a vontade para escrever. Ângela diz, como milhares de pessoas dizem (e com razão): "minha vida é um verdadeiro romance, se eu escrevesse contando ninguém acreditaria". E é verdade. A vida de cada pessoa é passível de um aprofundamento doloroso e a vida de cada pessoa é "inacreditável". O que devem fazer essas pessoas? O que Ângela faz: escrever sem nenhum compromisso. Às vezes uma só linha basta para salvar o próprio coração.

em "Um Sopro de Vida"
Clarice Lispector

Apenas Rabisco

Não quero ser poeta, apenas amante
Não conto sílabas, não faço métricas
Não enriqueço frases com palavras distantes

Meu texto não será maior que os sentimentos
Meu ritmo não obrigará o amor á dor
Figuro apenas nas palavras meus pensamentos

Tenho um eu lírico egoísta e confesso
São as minhas alegrias, dores ou desejos
Faço num desabafo e nada peço

Quando escrevo... sou eu na lua!
Prefiro a noite, o lápis e o papel
Cubro-me com palavras e deixo a alma nua

Cada palavra é uma intenção
Figurada, subentendida ou declarada
Ditas só para mim, ou a outro coração

Raiana Reis


E você?!Me conta! Como a litetura te toca?!
Agora volto às leituras, ótima semana a todos! ;)

30 comentários:

  1. a literatura é tudo pra mim...
    escrever ,desenhar um ceu de palavras sinlitar no brilho das estrelas nas lagrimas descritas por um poeta triste, sorrir nos desvaneios de um louco que escreve como ar que respira...
    eu amor ler,escrever nao por cultura mais por prazer ser assim que sou a literatura sou descrita em palavras contadas.

    tocou-me linda como sempre!!
    *-*

    ResponderExcluir
  2. Adoro literatura, gostaria muito de estar em Parati como não é possível fico com o brigadeiro de colher e a bala puxa-puxa.

    ResponderExcluir
  3. aaah blog muito bom, confeso que n to com cabeça pra ler agora (problemas) mais qualquer hora dessas pareso aqui de novo, parabéns pelo blog sucesso!

    ResponderExcluir
  4. Raiana, nada mais toca meu coração nesse momento que minhas vindas ao seu blog rs... Me faz relembrar coisas boas, minha infância, viver mais intensamente meu amor, todas essas coisas.

    Cada vez mais me admiro com seus textos... Parabéns, foi mais um que me 'tocou'!

    Ah, vou pôr agora mesmo seu banner no Papeando.net, você merece! =D

    Beijos e abraços...

    ResponderExcluir
  5. Sim, a leitura me toca muito, adoro ler, seja um livro, uam revista, um blog...

    sabe que hoje vi um filme que a história é focada na leitura. è ficção científica de 1966, onde as pessoas não podem ler. Os bombeiros não apagam fogo, mais sim queimam todos os livros que encontram. Olh, cada nome da literatura em chamas... Fiquei chocado, que até corri pra biblioteca.

    Aliás, peguei Histórias Extraordinárias de Allan Poe, e este livro é citado no filme que vi.

    bjs...como sempre o blog tá lindo!

    ResponderExcluir
  6. Ótimo texto!
    A cultura vai mudar o Brasil!!!

    ResponderExcluir
  7. Eu adoro literatura, a parte de poesias particularmente (:
    Pra quem escreve (ou tenta escrever, como no meu caso) poesias, poemas e contos que mexam com o imaginario, que toquem o sentimento das pessoas essa preocupaçao com as palavras è realmente muito importante *-*
    Se eu conseguir escrever um livro aos 18, pra mim já é um otimo começo, rs. bjs

    ResponderExcluir
  8. Leitura...
    O ser humano que se envolve por este hábito desvenda os mistérios do mundo.
    O brasileiro que lê viaja mais longe.
    Faz a diferença trazer livros na bagagem.

    ResponderExcluir
  9. muito bm escrito
    passou perto quase me toco rsrsrrs

    continue assim

    ResponderExcluir
  10. Literatura além de ser a representação da cultura do nosso país em várias épocas é importante para entendermos melhor todos os fatos, geralmente do nosso cotiadiano, que aconetece ao nosso redor.
    Tão importante é que é a marca do Vestibular Brasileiro não é?!

    Beijos, Carol

    ResponderExcluir
  11. Rayana, suas palavras são incríveis. Quando leio parece que alguém está dizendo tudo o que está na tela em meus ouvidos. Parabéns mais uma vez. Saulo (mr.wave)
    www.saulokohler.com.br

    ResponderExcluir
  12. Cara você escreve muito bem .
    Você fala de um jeito claro , que nos ajuda a refletir .
    Tocou-me :D
    visita: www.meumundinhorosaclaro.blogspot.com
    xoxo ;* Laaaaaaais

    ResponderExcluir
  13. REALMENTE, SNTO ESSA VONTADE DE EXPRESSÃO, DE NAO FICAR QUIETO. SE TODOS FOSSEM ASSIM, TALVEZ O MUNDO MELHORARIA UM POUCO...

    APENAS ESCREVER, NEM QUE SEJA SÓ PARA DESABAFAR!

    ResponderExcluir
  14. Me tocou.
    Eu gosto muito de ler, acho que sem isso não crescemos.

    ResponderExcluir
  15. Eu amo a leitura, todas as noite eu leio no minimo por 2 horas, sem interrupção.
    As vezes chego a ler 3 livros no mesmo dia.
    Gostei do seu blog, obrigado pelo espaço.
    http://www.hinodeonline.net/05095459

    ResponderExcluir
  16. ler é muito bom

    Visite-me se puder
    http://theocho888.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Simplesmente adorei seu blog. É a primeira vez que o visito e simplesmente adorei. As citações a maneira que vc escreve muito bom! adorei. Não gosto muito de promover meu blog em comentários mas peço que visite o meu http://tempo-horario.blogspot.com/

    Tem uma temática parecida com o seu.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  18. Nossa, to de queixo caído agora ..

    Você realmente me tocou, o modo com escreve, a estrutura do blog, tá tudo tão perfeito.

    E realmente, a literatura TOCA agente ;D

    Você manda fácil =D

    Beijinhos ;*

    ResponderExcluir
  19. Sabia que eu tenho em minha casa uma biblioteca com cerca de 5 mil livros?
    Claro, nem todos lidos.

    ResponderExcluir
  20. Me desculpe pela demora, mas não sei o porque que eu não conseguia comentar. Bom percebi sua paixão pela literatura, eu no momento estou muito morna para leitura, antigamente amava poesia e era fã de Cecília Meireles. Leio muito pouco, mas espero futuramente voltar a ter contanto com este universo, ou seja, ser tocada.

    Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  21. Muito legal você usar a analogia da bala para ilustrar sua paixão pela literatura! Apesar de todos os incentivos, ainda falta muito pra tornar-se hábito entre as pessoas. Eventos como a Flip e a Bienal conseguem despertar esse interesse até em gente que diz não gostar de ler. Agradeço ao meu saudoso pai por ter me apresentado aos livros e as revistas antes mesmo que eu soubesse ler!

    ResponderExcluir
  22. Por isso escreve algo com sentido e conteúdo. Esse egoísmo do qual fala teu poema, é na verdade a ausência de exibicionismo em virtude da vontade de compartilhar aquilo que sente.Exibicionismo no sentido de querer se achar poeta ou se mostrar capaz de escrever versos com versalização impecável.É o desejo de escrever na essência, para o objetivo que ciência da escrita foi inventada, se expressar.
    A FLIP...Ah...a FLIP... ano que vem estarei lá.

    ResponderExcluir
  23. Oi Raiana! Parceria está feita viu? Fico muito lisonjeado por seus elogios, pois, assim como vc, me esforço muito para deixar a blogosfera mais inteligente.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  24. Eu amo ler, principalmente livros do tipo auto ajuda,romances e dramas me encantam muito rss obrigado pelo carinho de sempre pelos meus textos, te adoro bjs e fique com Deus, não deixo seu blog por nada rss !!!

    ResponderExcluir
  25. obrigada pela visita!
    Realmente, a FLIP é um encontro maravilhoso..pena que nunca fui...

    Volte sempre no RedescobrindoSP!

    ResponderExcluir
  26. Ler é fundamental, é reconhecer outras almas. "Os melhores são os que escrevem pelo prazer de escrever", eu encontro isso em suas palavras.

    abraço.

    ResponderExcluir
  27. Muito bom o blog , toca mesmo hehe, é bom pra agente refletir.
    Continue assim, se possivel dá uma passada no meu blog :

    http://turmadoloid.blogspot.com/

    Sucesso pra você !

    ResponderExcluir
  28. é sempre bom passar por aqui. Tenho estado um pouco triste ultimamente por falta de tempo para ler. Está faltando tempo até para escrever, o que nunca me aconteceu antes. Passei quase uma semana sem rabiscar coisa alguma diferente do meu "tabalho" e fui obrigada a postar coisas antigas no blog.
    Gostei do seu poema. A liberdade para escrever é tudo!
    E o um bom escritor é, antes de tudo, um ótimo leitor.
    Muito bom trocar figurinhas com vc tb.. to sempre por aqui.

    ResponderExcluir
  29. Aos poucos vou garimpando e descobrindo verdadeiras preciosidades aqui no "Tocou".

    Eu tenho a maior vontade de visitar a FLIP um dia desses. É perfeito: a paradisíaca Paraty, a atmosfera literária, grandes autores e autores iniciantes com muita coisa a dizer e escrever...é realmente um belíssimo programa! Toca!

    Tenho por meus livros um grande carinho. É sempre reler alguns daqueles que foram significativos para mim. Uma frase se torna mais clara, um conto ou crônica outrora até esquecido de repente torna-se muito significativo, um romance lido há algum tempo pode ter outra dimensão agora.

    E, claro, continuo "firme" com as HQ's...hehehe. Até porque foi graças ao Tio Patinhas, Pato Donald, Homem Aranha e Cebolinha que eu tomei gosto pela leitura! As expedições do velho pato rico em busca de tesouros perdidos nos Andes, no Egito, na Mesopotâmia, Pérsia...tudo escrito e pesquisado minuciosamente pelo gênio Carl Barks me levavam, ao final da história, à biblioteca ou à enciclopédia. Queria saber mais sobre Incas, Egipcíos, Maias, Persas, Atlântida, gregos e troianos. Fantástico!

    Quem dera se toda a criança pudesse ter essas oportunidades - e se as HQ's atuais continuassem com aquele nível rs

    Mas a Clarice é incrível, né? Olha só minha ousadia, quanta intimidade..."Clarice". Ora! Mas é que ela realmente toca. "escrever sem nenhum compromisso. Às vezes uma só linha basta para salvar o próprio coração."

    E aí vem a Raiana Reis: "Quando escrevo... sou eu na lua!"

    Brilhantes! Tocantes!

    Bj!

    ResponderExcluir

¡Gracias por tu visita! Sua opinião é sempre bem vinda, espero que seja "tocado"! ;)

Ps: aviso aos preguiçosos... não sou 'tocada' por 'miguxices e propagandas sem a troca de opinião' = "parabéns, passa no meu agora". Se não leu não adianta comentar... Vc é a sua própria vitrine.