24/07/2009

E se...?!



Prefere a dúvida ou arrisca a certeza?

Sinto o quanto as respostas me saciam a sede, me dão o fôlego, permitem um sono mais tranquilo, me tornam completa por não preferir a dúvida, a incerteza, o quase, o talvez...
Conjunções condicionais, pretéritos imperfeitos, um futuro com o tal gosto do pretérito? Decididamente "essa gramática" me inquieta...

Há o tempo ideal pra cada palavra, cada escolha, cada atitude confessa e transparente? Sim, não duvido... Mas também não jogo para o tempo a culpa da hesitação, do passo para trás, das possibilidades soltas ao acaso, da realidade sempre coberta na neblina.

Muitos preferem a ilusão do “talvez”, a suposição do “se” e a conclusão do “quase”. Praticamente colecionam universos paralelos pela resistência ao “tentar”.
Não consigo... Ao menos não por muito tempo... Prefiro a entrega e transparência, a sinceridade sem disfarces, os efeitos colaterais de uma dolorosa desilusão ou a muda incompreensão, que a constante presença do provável indefinido.

Não digo que é o caminho mais fácil, os atalhos levam para uma verdade aparentemente indiscutível, ganha-se o bônus da vida real e perde-se a figurada. Mas quem disse que a vida não é melhor que um conto de fadas? No fim do seu arco-íris pode ter o pote de ouro que você nunca acreditou, só existe coragem quando se supera o medo. A fé move montanhas, mas é o passo à frente que nos leva até elas.
Raiana Reis
Continue para assistir ao vídeo:

Tom e Vinícius fizeram uma linda composição que inicia com essa conjunção condicional, mas a letra fala ainda mais, de como bom seria se transparecêssemos nossas verdades... "Amar sem mentir nem sofrer" ouça na voz da Maysa:

Abaixo dispensa legendas...

19 comentários:

  1. "Você disse Que não sabe "se não"
    Mas também não tem certeza que "sim"...
    Quer saber?
    Quando é assim
    Deixa vir do coração"

    Um cara já escreveu sovre pretéritos... Se.

    Você é menina, mas um dia vai entender.

    :)

    ResponderExcluir
  2. Adoro essa música Se do Djvan. Muito boa pedida. Quanto ao texto, prefiro arriscar a certeza. Abraços...
    Inté...

    ResponderExcluir
  3. Sou de arriscar, ja fui de " SE " mas sei o quanto é bom olhar para trás e ver que pelo menos tentei algo neh, adori o texto me fez refletir.Bjs e esteja na paz de Jesus sempre!!!

    ResponderExcluir
  4. Olá!

    Sabe...não gosto muito de participar daqueles jogos do tipo "comente no blog acima". É meio que um "tiro no escuro".

    Mas às vezes dou sorte. Agora, por exemplo: encontrei um bom blog, bem escrito e com um tema muito interessante.

    Parabéns, em primeiro lugar.

    Eu acho que a pior coisa que existe é a indecisão. É angustiante. Tomamos a decisão certa ou errada, não adianta se lamentar depois: aguente-se com a consequência ou as consequências.

    E se não arriscar...ficar "indefinido", como saber?

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  5. realmente muitos preferem a incerteza!
    ja fui assim tbm , mas hoje não dou muito valor a isso !

    ResponderExcluir
  6. Prefiro arriscar a certeza!
    Na vida tudo já é mais difícil, se não tentarmos, ou arriscamos a fazer o que queremos, não vamos á lugar algum!
    Todas as pessoas deveriam ter esse pensamento, quem sabe assim nosso páis não iria pra frente, né?

    Beeeijos.

    ResponderExcluir
  7. O "e se" não nos leva a lugar nenhum a não ser a dúvida. E ninguém merece viver com a sombra da dúvida. POr isso eu arrisco, mesmo se errar, eu tentei!

    ResponderExcluir
  8. o "se" só nos leva a divida!
    sou mais dos da certeza!

    ResponderExcluir
  9. Não se esqueça enquanto ainda há tempo, a idéia não é fazer o tempo render mais, mas sim ele simplesmente valer à pena. Não perca tempo com "depois eu faço", apenas faça a hora que quiser. É bem mais simples enfrentar tudo agora, do que deixar para o amanhã.
    O passado não volta e mesmo que voltasse, seria de uma maneira bastante diferente.

    =]


    Parabéns pelo Blog..

    http://nadadecriativo.blogspot.com/


    Beijão querida !

    ResponderExcluir
  10. Eu posso preferir arriscar a certeza, mas a dúvida continua a me seguir... Sempre! Muitas vezes, por mais que eu queira a certeza, as dúvidas surgem, e não falo somente por mim, muitos passam por isso! Mas devemos sim seguir o caminho de nos arriscar pelo caminho certo.. Vc está certa, não é mais fácil, porém "a fé move montanhas, mas é o passo à frente que nos leva até levas."

    Ah, admiro seus textos, já havia passado no seu blog antes e vc me deu a opção (no jogo) de comentar no post em que eu me sentisse tocada! E assim o fiz..
    Perdoe-me pelo calote de hj, mas não necessariamente eu costumo comentar no mesmo minuto em que posto.. Seu blog é um dos que eu mais gosto de visitar naquele jogo, não se preocupe! heheh. Pode ter certeza que ainda hj eu voltaria aqui! É que muitas vezes eu deixo para depois.. Desculpa linda! Ainda bem que muitos não dão o troco com a mesma moeda, rs

    Aaah, sobre a velhinha.. Sei que idosos merecem respeito, compreensão e atenção! Talvez vc tenha entendido errado, mas a situação foi tão bizarra pra mim que me senti uma boba lá.. rs! A vontade de chutá-la foi apenas uma ironia, não preocupe, heheh.. Sou legal e aquela velhinha tem o meu respeito sempre.. Assim como vc :)

    Gde beijo, Tha

    ResponderExcluir
  11. Ta parecendo aquela propaganda da Uninove.

    Tipo vc disse:"
    Muitos preferem a ilusão do “talvez”, a suposição do “se” e a conclusão do “quase”. Praticamente colecionam universos paralelos pela resistência ao “tentar”".

    Logo, concordo que o mundo esta cada vez mais homegêneo, onde a demagogia pessoal está tirando a personalidade existente e maquiando a todos.

    Parabéns.

    ResponderExcluir
  12. - Sobre o comentário do Júnior, já que ele não tem como receber...
    "Uninove" gente o que é isso? De repente meu texto foi comparado com um comercial de algo que sequer passa por aqui... rs, preciso saber pra poder entender...

    ResponderExcluir
  13. Certeza claro...

    adorei seu blog style legal..


    te mais


    Cyber Brasil
    http://artilhariadigital.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Boa noite.

    Belíssima reflexão, em perfeita prosa-poética. Eu também não gosto do 'se', nem do 'talvez'. E gosto de ir em frente, permitindo que a realidade se apresente. É um risco, pois nem sempre o que vem é o que queremos. Aliás, quase nunca. Mas é melhor que ficar sofrendo ao pensar o que seria.

    Parabéns pelo excelente blog.

    Grande abraço!


    André L. Soares
    http://poemasdeandreluis.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Do que adinata escolher a suposta certeza, se tem sempre uma pontinha de duvida que nunca me abondona? Mas o que não pode é parar no meio do caminho, com duvidas ou certezas, temos que seguir adiante!
    ----------------

    Por um acaso aceitaria uma parceria de banners? Se sim, entre em contato por gentileza ; )
    Abração!

    ResponderExcluir
  16. Só posso adicionar aos comentários que a esperança é a última que morre, como diz o talvez incontestável ditado.

    Mas meu amigo, meio que por brincadeira, disse há alguns dias após ter uma desilusão amorosa e eu lhe dizer este ditado: "Ela é a última que morre, mas morre..."

    Fiquei sem ter uma resposta à altura, mas logo pensei:

    "Sim, ela morre, mas como disse, é a ÚLTIMA que morre, então sempre morreremos primeiro, para que não precisemos provar o gosto amargo da vida sem esperança"

    Como diz Leo Buscaglia em um de seus poemas, o ser humano tem que arriscar, não basta viver como espectador da vida, rir é arriscar-se a parecer tolo, erguer a mão é arriscar-se a ser rejeitado, mas não importa, só realmente vive quem não tem medo de arriscar.

    Beijo
    Arthur - www.Papeando.net

    ResponderExcluir

¡Gracias por tu visita! Sua opinião é sempre bem vinda, espero que seja "tocado"! ;)

Ps: aviso aos preguiçosos... não sou 'tocada' por 'miguxices e propagandas sem a troca de opinião' = "parabéns, passa no meu agora". Se não leu não adianta comentar... Vc é a sua própria vitrine.